“Apologize” foi a canção mais tocada nas rádio nacionais em 2008

A canção “Apologize”, de Timbaland Presents One Republic, foi a mais ouvida nas rádios portuguesas o ano passado. “Intervalo”, de Per7ume com Rui Veloso, liderou entre as canções interpretadas por artistas portuguesas, revelou a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP).

One-Republic-3001

“Intervalo” ficou no nono lugar entre as 50 mais rodadas, indica o estudo divulgado pela AFP que se baseia na escuta de 16 emissoras de rádio. “Apologize”, “Mercy”, da galesa Duffy e “The story”, de Brandi Carlile, constituem o trio liderante das mais rodadas em Portugal.

Entre os 50 temas mais tocados de artistas nacionais, 12 são cantados em português e três em inglês, dois deles por David Fonseca, o único intérprete nacional que bisa a presença, com “Kiss me, oh kiss me”, no 12º posto, e “Superstars”, no 42º. Entre as canções em português figura ainda “Boa sorte/Good luck”, que juntou a brasileira Vanessa da Mata e o norte-americano Ben Harper.

O lote dos dez primeiros inclui “Bubbly” de Colbie Caillat (4º), “Sweet about me” por Gabriela Cilmi (6º), “Shadow of the day” dos Linkin Park (8º) e “Better in time” de Leona Lewis (10º).

Os portugueses Classificados, com “Um segredo fechado”, alcançaram o 16º posto, logo seguidos por Ricardo Azevedo, com “Entre o sol e a lua”. “Cantiga de amor”, dos Rádio Macau, em 19º, “Leve beijo triste”, de Paulo Gonzo e Lúcia Moniz, e Jorge Palma com “Encosta-te a mim”, estão logo a seguir. Mafalda Veiga, com “Estrada”, alcançou o 24º lugar.

Abaixo do 30º lugar estão quatro portugueses: em 31º, Luís Represas, com “Sagres”, em 42º David Fonseca, seguido por Ana Free, em 43º, com “In my place”.

Entre os 50 temas mais rodados figura também “Te Busqué” pela luso-canadiana Nelly Furtado e o colombiano Juanes, que ficou no 29.º lugar.

As 16 rádios escutadas para este estudo são nacionais e locais das áreas do Grande Porto e Grande Lisboa.

Num outro plano, o tema “Love in this club”, do cantor norte-americano Usher, foi o mais descarregado na Internet em Portugal, com cerca de 9200 vendas online, segundo os dados da Nielsen Music Control e a Associação Fonográfica Portuguesa.

“Love in this club” teve 9266 descarregamentos legais no mercado português.

Em segundo lugar figura a cantora norte-americana Brandi Carlile com “The Story”, que teve 8578 descarregamentos legais, seguindo-se “Mercy”, de Duffy, com 4669 “downloads”.

A tabela dos dez temas mais descarregados em 2008, para audição por exemplo em telemóveis e leitores de ficheiros mp3, inclui ainda artistas como Madonna, Coldplay e Jason Mraz.

A tabela compilada pela Nielsen Music Control e a AFP baseia-se nas vendas das lojas online i-Tunes, e-Music, Sapo/musicaonline, Optimus, TMN, Vodafone e 7digital.